
Ai meus sais, eu preciso mesmo me apaixonar. Pra certas músicas passarem a fazer sentido.Eu quero me apaixonar pra sair com umas amigas e elas ficarem desenhando corazõenzinhos no ar, pra eu rir. Mas ele vai precisar saber dançar. É essencial. Mas até que bom caráter. Um bom malandro, mas que saiba dançar, assim, juntinho, num forró ou gafieira e que se se tirar uma amiga minha pra dançar não me pareca ridículo ou desengonçado, ou eu broxo. E se broxo, vão me desculpar, nunca mais levanto! Quero me apaixonar pra sair mais cedo da festa, com aquela desculpa de que preciso acordar cedo no outro dia, mas sabendo que não vou dormir. Acho o máximo do chique. E praquela homarada do trabalho parar de ficar me chamando de "gostosa"a cada vez que eu passo, só porque acham que podem porque eu não tenho namorado. Ó, prestatencão (!), eu quero ser gostosa, mas daquelas que impõem respeito, sabequalé?
Eu quero me apaixonar pro cara saber todas as combinações possíveis que faço com minhas roupas e notar que tenho um tamaquinho lindo, do mesmo modelo, um em azul e outro em vermelho. Eu quero me apaixonar porque é ruim, mas é bom. Assim como cigarro, só que eu quero parar de fumar, porque o médico disse que se eu não parar "babau" e quero começar a amar, que é pra viver muito ou ao menos, in-ten-sa-men-te. Ou morrer de ansiedade.
O melhor da paixão é comigo mesma. Eu fico irremediavelmente romântica, eu leio poesias e todas foram feitas pra mim, me dá vontade de estar sempre ouvindo Vinícius e Tom Jobim, ou seja, culturalmente a paixão faz por mim o que nenhuma educadora conseguiu. Eu vejo filmes e torço pelos finais felizes, porque quando estou só, acho lindo os finais tristinhos, por pura identificação. Eu quero me apaixonar, mas esse "querer" é paciente, porque a paixão precisa acontecer qdo eu estiver distraída, qdo eu estiver esquecida de que "quero". Tem que parecer casual, inesperado, "sem querer". Eu preciso me apaixonar pro mundo passar a fazer sentido. Mesmo que continue não tendo, sem ilusões.
Eu fico mais bonita, se não fico, me acho, se me acho, me acham, quer dizer, começam a aparecer propostas e oportunidades de tudo quanto é lado, aí paro e penso se escolhi certo ou se é certo escolher um único privilegiado e fazer tantos outros infelizes. E aí o cara pressente a dúvida e fica inseguro e ele fica tao bonitinho inseguro que a dúvida some. É só ele que eu quero, não se sabe até quando, mas tem uma frase de uma música do Chico que eu gosto muito que diz :
" Prometo te querer até o amor cair/ doente/doente.....prefiro entao partir a tempo de poder/ a gente se desvencilhar/ da gente..."
Eu quero me apaixonar pra não ficar estressada com coisas muito pequenas. Minha chefe me enche o saco e ao invés de pensar que vou ter uma úlcera de tanto engolir palavrão, eu simplesmente penso sorrindo: "eita, que essa mulher esta precisando trepar". Amor deixa a gente benevolente. Com gente chata, com gente mesquinha, com gente feia, com gente infeliz. Quero passar hidratante nas pernas com mais atençao. Então, eu preciso me apaixonar pra indústria dos cosméticos começar a ganhar dinheiro comigo. Eu preciso me apaixonar pra andar de mãos-dadas, porque essa foi a melhor coisa que inventaram no mundo, depois da energia elétrica. Mãos-dadas passa um recado pro resto do mundo que eu adoro , ainda que o resto do mundo esteja se lixando pra isso: "Ele é meu-ela-é-minha" e eu sempre me amarrei nos adjetivos possessivos. 'Meu" é minha palavra favorita depois de "suburbano". Sofrer? Por excesso, nunca por falta. Paixão é complicada no início, fica dificil no meio e é terrível no fim, mas eu prefiro ir à festa, mesmo sendo ela chata, do que ficar vendo TV em casa. Eu preciso me apaixonar pra festa começar.
Todo Sentimento
Chico Buarque
Preciso não dormir
Até se consumar
O tempo
Da gente
Preciso conduzir
Um tempo de te amar
Te amando devagar
E urgentemente
Pretendo descobrir
No último momento
Um tempo que refaz o que desfez
Que recolhe todo o sentimento
E bota no corpo uma outra vez
Prometo te querer
Prometo te querer
Até o amor cair
Doente Doente
Prefiro então partir
A tempo de poder
A gente se desvencilhar da gente
Depois de te perder
Te encontro, com certeza
Talvez num tempo da delicadeza
Onde não diremos nada
Nada aconteceu
Apenas seguirei, como encantado
Ao lado teu
1987 © - Marola Edições Musicais Ltda. Todos os direitos reservadosDireitos de Execução Pública controlados pelo ECAD (AMAR) Internacional Copyright Secured
Nenhum comentário:
Postar um comentário